ALERTA BRASILEIROS

U M  G R A N D E - A L E R T A


Meus amigos, continuo nesta tarefa, de longas datas, tentando introduzir ce graças a Deus fui premiado com a sua dgarito e eu quase cai num espasmo por desconhecer completamente a sua existencia. Vivia nas minhas viagens pelo interior do BRASIL, sempre pedindo informações sobre a sua existência, especialmente as pessoas mais idosas e em inúmeras vezes recebia as mesmas respostas: que havia desaparecido há dezenas de anos e faziam muitos elogios das suas qualidades alimentícias e lamentavam o seu desaparecimento. 

Fazia busca constantemente devido a avidez das pessoas idosas fazendo queixas desta raridade tão abundante antigamente e qual teria sido o seu desaparecimento completo em todas regiões agrícolas e ficava invocado procurando razões que justificassem este fato. As pessoas idosas tinham as suas lembranças vivas na alma, porque tradicionalmente eles diziam “Quem come mangarito nunca esquece !!! E é verdade posso confirmar com toda sinceridade, porque quando tinha oito anos, vivendo na roça e minha mãe fez uma panelada de mangaritos cozidos com temperos caseiros e eu me lembro muito bem daquele aspecto de batatinhas amareladas e eu desconhecia a sua origem, mas comi pela primeira vez e única e jamais me esqueci do seu paladar e nunca me deparei com um pé de mangarito, porque era muito pequeno nem sabia de onde meu pai trouxe aquelas sementes, mas como ele era mineiro oriundo da roça deveria conhecer de algum lugar.

Por causa desta pequena descoberta tornei-me escravo destes mangaritos e minha vida tinha sempre a esperança de um dia encontra-los em algum lugar e foi para mim uma grande descoberta ao defranta-lo num pequeno caixão de madeira naquele mercado e nem tinha um metro de terra para planta-los, mas mantive as poucas sementes plantadas em sitio de amigos para não perder esta raridade e até passar uns três anos, quando eu tive a felicidade de comprar um sitio em Sarapui, onde incansavelmente lutei com unhas e dentes para desenvolver o seu plantio, porque não tinha ninguém para dar orientações sobre o sistema do seu cultivar.

Mas graças a Deus venci esta árdua e desejada tarefa ao difundir no Brasil inteiro as suas sementes para plantar e comer e já esta nas mãos de alguns chefes de gastronomia para ser saboreados nas suas famosas receitas que vai ser degustados,em bares e restaurantes famosos para alegria daqueles apreciadores de produtos nativos com sabor da nossa terra. Portanto meus amigos é um grito de alerta, ajudem-me não deixem mais os mangaritos desaparecer, porque eu já fiz a minha parte para perpetuar a sua existência, basta cada um continuar o meu trabalho, porque agora todos os atuais mangariteiros podem desenvolver os seus conhecimentos, pois temos uma tecnologia rudimentar, mas serve para manter a sua cultura sem grandes sacrifícios. Contamos também com alguns alunos de nossas UNIVERSIDADES, fazendo mestrados sobre esta maravilha e posteriormente, virão novas descobertas destas UNIVERSIDADES, especialmente da USP, UNIVERSIDADE DE VICOSA e UNIVERDDE DE DOURADOS M.S.,onde esses alunos fazem pós- graduação. E S A L V E O S M A N G A R I T O S!!!
Com muito orgulho a propagação deste tubérculo que há muitos anos era considerado extinto, com a descoberta quase acidentalmente no Mercado Municipal de UBERABA no ano de 1.985 ao deparar-me com esta espécie e ser informado tratar-se de mangarito.